sexta-feira, 4 de setembro de 2015

“Asa branca vem canta e encanta os vaqueiros do sertão” 2013


O vaqueiro nordestino representa o símbolo do sertão, são vaqueiros batalhadores e sobre tudo campeão, vaqueiro não tem conforto como muita gente trabalha ganhando pouco não aprende a falar bem mais vive do jeito que gosta sem ter inveja de ninguém... Vaqueiro! Muito diferente de um doutor ao invés de um uniforme um gibão de couro, ao invés de um diploma um troféu cor de ouro, ao invés de um anel de formatura uma luva de couro buscando ser campeão!
                                     
                         

              



O tema escolhido pela ONG realeza nordestina para a 4ª mostra de arte e cultura do sertão homenageia um dos personagens mais marcantes da nossa cultura nordestina, “OS VAQUEIROS DO SERTÃO” homem valente e destemido que ao vestir suas vestimentas de couro assume um personagem heroico embrenhando-se em meio a caatinga nas pegas de boi, uma atividade comum no sertão nordestino, as chamadas festas de apartação, pois essa atividade mesmo sendo uma atividade dura é para eles uma grande festa.

 Decidimos homenageá-los nesta 4ª mostra de arte e cultura por perceber que em nossa região é muito comum encontrar esse personagem. A ONG Realeza nordestina tem como objetivo preservar e manter viva a nossa cultura. Os 


vaqueiros são gente boa acredite quem quiser! Muitos deles já se foram mais muitos continuam domando cavalo bravo e continuando sua luta! Eles nunca se ajoelham poucas vezes cai no chão mais o vaqueiro é raçudo e é tradição no sertão! Vaqueiro não é pra quem quer, vaqueiro é tradição tem que começar de menino e honrar o seu gibão pra ser um vaqueiro considerado tem que confiar no seu cavalo e derrubar o boi no chão...



“(...) Bom vaqueiro nordestino morre sem deixar tostão o seu nome é esquecido nas quebradas do sertão...” (Luiz Gonzaga)




Nenhum comentário:

Postar um comentário